Avisos Importantes | Perguntas Frequentes | Contrato

1- Você está adquirindo um pacote tarifa céu azul ou nublado. Os critérios objetivos da previsão usada estão abaixo. A comunicação do adiamento por mal tempo será feita na noite anterior ao passeio (quando a previsão é mais confiável). Neste caso ou em outros casos (item 1C), a empresa se reserva o direito de efetuar o reembolso a qualquer tempo ou remarcar conforme item 1C. A temperatura prevista ou real do dia não tem influência na efetivação do passeio, seja frio ou calor. Em caso de previsão meteorológica adversa o status do passeio passará de CONFIRMADO para A REMARCAR. Este status (a remarcar) é válido por 12 meses, renovável por mais 12 meses, NÃO ENSEJANDO REEMBOLSO.

OBS: Por favor não dê ouvidos aos pessimistas de plantão, inclusive à TV (que lucra mais se você estiver dentro de casa assistindo TV), apps de celulares e aos SMS da prefeitura, que na dúvida, vão sempre preferir alarmar a população. Nós utilizamos a previsão do Windguru, cuja ótima confiabilidade temos acompanhado por muitos anos: A previsão que vale é ESTA AQUI (não usamos previsão JN ou de celular). Mantenha o ânimo dos seus convidados pois muitas vezes chove a madrugada toda e faz um dia lindo na hora do seu passeio! Estar chovendo na Barra da Tijuca não significa que esteja na Marina da Glória: são micro climas diferentes. VALE A PREVISÃO OFICIAL DA EMPRESA INFORMADA NESTA PÁGINA E EXTRAíDA DO SITE WINDGURU ÁS 18:00 DO DIA ANTERIOR AO PASSEIO. Observação: Ainda que seja raro, previsões podem falhar. Previsão não é certidão. Ao comprar este passeio você aceita as implicações deste conceito. Previsões com mais de 2 dias de antecedência não tem confiabilidade: por favor NÃO NOS CONSULTE SOBRE PREVISÃO DO TEMPO COM MAIS DE 2 DIAS DE ANTECEDÊNCIA DO SEU PASSEIO.

1B) A qualquer tempo por motivo de força maior e durante a pandemia Covid-19, qualquer impossibilidade de efetuar o passeio associada à pandemia implicará no REAGENDAMENTO em um prazo de 12 meses. Não será, em qualquer hipótese, ressarcido o valor neste cenário.

1C) Em caso de adiamento do evento por motivo de força maior, inclusive condições meteorológicas, alienação de embarcação ou qualquer falha da empresa/embarcação, uma nova data deverá ser combinada entre a empresa e o contratante no prazo de 90 dias da data original do evento. Após este prazo, caso uma nova data não tenha sido marcada para o evento, o reembolso pode ser determinado pela empresa ou ainda o prazo de remarcação ser prorrogado para até 12 meses da data original do evento. O reembolso, após o prazo supra, será processado em um prazo de 5 dias úteis da comunicação e pago em duas parcelas de 50% separadas por 30 dias. Caso o cliente tenha aberto mão do estatuto do reembolso será gerado um cupom no valor pago para uso em outra compra. Estes termos são contratuais não limitados pela lei 14.046, mas com anologia aos termos apresentados na LEI 14.046/2020 e estão em consonância com o legislatoris animus do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse, Lei 5.638/2020).

2- O passeio pode ser adiado ou cancelado a qualquer momento por motivos de segurança a critério do armador ou do capitão da embarcação. As compras feitas por pagamento via PIX, transferência ou boleto deverão ser quitadas em 4 horas do pedido e o comprovante enviado para o Zap (21)99555-5114; após 4 horas da emissão do pedido não quitado a empresa se reserva o direito de cancelar o pedido para liberar o produto para venda novamente. Lembrando: barcos possuem uma série de sistemas mecânicos e elétricos que podem apresentar defeito e levar ao atraso ou adiamento do evento: ao escolher fazer seu evento em um barco você indica ter ciência e concordar com esta possibilidade (por este motivo não fazemos casamentos/cerimônias ou qualquer evento cujo atraso ou adiamento ou imperfeições construtivas ou de arrumação represente uma perda inaceitável ao cliente; Esta regra se dá uma vez que a subjetividade de contratantes destes eventos costuma acompanhar-se de espectativas incompatíveis com a realidade material de um passeio náutico em embarcações de construção artesanal; clientes interessados em fazer casamento/cerimonias devem comunicar tal intenção no primeiro contato e não devem contratar-nos para tal evento e se o fizerem o fazem sob sua conta e risco). Ao agendar seu evento em um de nossos passeios você indica que o atraso ou adiamento é uma possibilidade com a qual você está pronto para lidar, restando nada mais a reclamar em termos de danos morais. Em caso de cancelamento por falha do barco e não havendo possibilidade de reagendamento, o valor que já tiver sido pago será ressarcido integralmente ao cliente nos termos do item 1C acima (sendo este ressarcimento o único valor que será ressarcido, restando nada mais a reclamar). Estude os roteiros possíveis antes do dia do passeio e converse com o comandante do barco no dia do passeio para escolher o roteiro mais adequado à meteorologia e condições de mar do dia.

2B- REITERANDO: CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS OU DE FALHA MECÂNICA PODEM IMPOSSIBILITAR O SEU EVENTO, AO COMPRAR SEU PASSEIO VOCÊ CONCORDA E ASSUME ESTE RISCO INTEGRALMENTE: POR FAVOR LEIA ESTAS CONDIÇÕES CONTRATUAIS NA ÍNTEGRA. A empresa se reserva o direito de, em caso de necessidade operacional, trocar a embarcação por outra equivalente ou maior, independente do valor que possa ser a maior ou menor, uma vez que o que está sendo contratado é um passeio de barco e não o barco especificamente. O ATRASO DE ATÉ 90 MINUTOS NO INÍCIO DO EMBARQUE NÃO ENSEJARÁ QUALQUER MEDIDA COMPENSATÓRIA AO CLIENTE. A PARTIR DA PRIMEIRA HORA E MEIA DE ATRASO A EMPRESA PODERÁ EMITIR UM VOUCHER (compromisso por escrito via Whatsapp) DE R$60 A SER PAGO IMEDIATAMENTE OU NO PRÓXIMO DIA ÚTIL. ESTA É UMA CONDIÇÃO CONTRATUAL COM A QUAL O CONTRATATNTE DA PLENA CIÊNCIA E CONCORDÂNCIA NO MOMENTO DA COMPRA. Após 90 minutos de atraso o cliente também poderá optar pela remarcação do passeio. Se o cliente desistir do passeio com menos de 90 minutos de atraso esta desistência não ensejará a realização do passeio em outra data e nem ensejará o reembolso, sendo cosiderado NÃO COMPARECIMENTO (NO SHOW) por parte do cliente.

3- Tempo nublado e previsão de chuva abaixo de 1mm/h poderá não acarretar adiamento do passeio. A previsão que vale é ESTA AQUI (não usamos previsão JN ou de celular/clima tempo/avisos de prefeituras, etc).

4- Quanto antes o(a) cliente comprar o pacote, mais garantido de conseguir a data e o valor que deseja. TODOS OS VALORES ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO. Nenhuma tratativa por WhatsApp, e-mail ou telefone substitui a compra do pacote em nosso portal RioManiaDeMar. O valor será reembolsado (estorno) nos termos do item 1C se houver necessidade operacional de adiar o passeio por parte da empresa, restando nada mais a reclamar. Em caso de desistência por parte do cliente comunicada com mais de 48 horas de antecedência haverá 50% do valor do passeio reembolsado (uma vez que a ociosidade do barco representa prejuízo à empresa e a multa de 50% será mantida a título indenizatório). SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE DATA OU EMBARCAÇÃO É CONSIDERADA DESISTÊNCIA DA DATA ORIGINAL, VALENDO AS MESMAS REGRAS E SENDO NECESSÁRIO EFETUAR UMA NOVA COMPRA. A desistência não comunicada ou comunicada em menos de 48 horas, por qualquer motivo, será considerada NÃO COMPARECIMENTO (NO SHOW) e não fará jus a qualquer reembolso. No caso de solicitação de downgrade (mudança para embarcação menor) com mais de 30 dias de antecedência a empresa não devolverá a quantia referente à diferença de valores, mas sim gerará um cupom válido por 12 meses para gerar desconto na compra de outro passeio exclusivo. O pedido de reembolso de LUGARES EXTRAS deve ser feito por escrito via WhatsApp ANTES do momento do embarque para que a tripulação possa enviar foto do equipamento contador de passageiros que confirme a contagem. Pedidos feitos após o embarque ou após o passeio não serão atendidos.

4a- O contratante entende que o barco é um bem móvel que permanece sob custódia do grupo BrMarinas (concessionário da Marina da Glória). O barco permanece atracado em pier de marina pública (Marina da Glória) sob concessão ao grupo privado BrMarinas e por tal fato a empresa não se responsabiliza por itens que podem ou não ter sido esquecidos no barco após o passeio. Por este motivo a empresa incentiva contratantes e passageiros a levarem o mínimo necessário a bordo, uma vez que no ânimo da festa (e por vezes após consumo de bebidas alcoólicas) é possível que a atenção com a tutela de seus bens fique prejudicada, além da possibilidade de objetos cairem na água. De todo modo, em havendo um item esquecido no barco, a empresa solicita que tal esquecimento seja informado em até 30 minutos após o término do passeio, prazo dentro do qual há maior possibilidade de haver um tripulante da empresa a bordo. Após este tempo o barco é deixado sob guarda do grupo BrMarinas, concessionário da Marina da Glória.

4b- O contratante entende que a atividade náutica tem riscos de acidentes e/ou ferimentos graves e até fatais. O contratante entende, aceita e tem responsabilidade de informar estes riscos aos seus convidados que ao embarcarem indicam estarem de acordo com tais riscos e assumem para si tais riscos (na busca pelo prêmio de experimentar a experiência náutica contratada/ofertada), não sendo a Rio Mania de Mar Ltda passível de responsabilização cível pelo resultado de qualquer acidente decorrente do passeio ou de qualquer forma relacionada ao passeio, seja antes, durante ou após o mesmo. Desde 2016 até Novembro de 2022 a Rio Maia de Mar Ltda não teve qualquer acidente grave ou fatal, mas isto não deve levar a crer que os riscos inexistem e por tal fato consta este item neste contrato eletrônico.

4C- Itens acessórios como gerador e luzes coloridas, quando cedidos pela empresa são sempre itens de cortesia oferecidos meramente de forma extra contratual, não sendo de forma alguma garantindo que os mesmos estarão ou permanecerão operacionais durante o passeio e qualquer falha em seu funcionamento não ensejará qualquer compensação ao cliente

5- Previsão de mar entre 1m e 2m de ondulação (swell) poderá acarretar adiamento/cancelamento do passeio (a empresa irá avaliar as demais variáveis, em especial, a intensidade e direção do vento). Um passeio pode ser mantido mas limitado a navegação interior 1 (águas abrigadas) por cautela, a critério do comandante ou da empresa. A previsão que vale é ESTA AQUI (não usamos previsão JN ou de celular). Nos barcos que são cobradas taxas para navegar até alguns destinos oceânicos (ida às ilhas Cagarras), caso não ocorra tal navegação até os tais destinos, mas o cliente tenha pago extra por estes trechos, tais taxas e somente estas taxas, serão passíveis de ressarcimento por meio de solicitação ao Setor de Vendas no primeiro dia útil subsequente ao passeio.

6- Previsão de mar acima de 1m de ondulação (swell) limitará o passeio à área interior 1/águas abrigadas e pode vir a levar ao adiamento/cancelamento do passeio. A previsão que vale é ESTA AQUI (não usamos previsão JN ou de celular).

7- Previsão de ventos entre 10 e 20 nós limitará a navegação à area interior 1 (águas abrigadas) por cautela ou acarretar adiamento/cancelamento do passeio (a empresa irá avaliar as demais variáveis, em especial, a intensidade e direção do swell). A previsão que vale é ESTA AQUI (não usamos previsão JN ou de celular).

8- Previsão de ventos acima de 20 nós acarretará adiamento/cancelamento do passeio. A previsão que vale é ESTA AQUI (não usamos previsão JN ou de celular).

9- Em caso de solicitação de remarcação por parte do cliente alegando questões relacionadas à pandemia Covid-19 a nova data escolhida deverá ser pelo menos 5 semanas após a data original (esta regra se deve a uma questão epidemiológica que considera haver pouca mudança no quadro de contaminações no intervalo de meramente 2 ou 3 semanas, por segurança definiu-se o prazo mínimo de 5 semanas, ou seja, 35 dias para uma nova data).

10- Uma vez a bordo todos devem ter ciência de quem é o comandante do barco e devem, por força de lei, seguir suas instruções. Caso o comandante anuncie uma emergência, todos os(as) passageiros(as) devem vestir e amarrar os coletes salva-vidas. A princípio, o barco é o melhor lugar para se permanecer e apenas o comandante pode dar ordem de abandono. Em caso de emergência todos devem aguardar com calma as instruções do comandante. As fotos tiradas a bordo poderão ser postadas para divulgação e propaganda e os clientes que não desejarem manter esta autorização deverão expressar sua vontade em contrário pelo WhatsApp de atendimento. No site todas as fotos são meramente ilustrativas. Este não é um contrato de adesão, nossa empresa é de pequeno porte e podemos avaliar e atender necessidades específicas de alterações a este contrato desde que solicitadas antes da compra ser efetivada. Após a compra ser efetivada, sem qualquer resalva por parte do contratante, então este contrato vale na íntegra para dirimir questões oriundas da relação bilateral. Fica eleito o foro da Comarca da Capital do Estado de Rio de Janeiro, por mais privilegiados que os outros sejam, para serem dirimidas quaisquer dúvidas oriundas do presente contrato.


Perguntas Frequentes FAQ

11- Qual o Roteiro que o barco faz? Vocês fazem parada para mergulho?

Nossos passeios exclusivos são contratados por você e faremos o roteiro que você desejar (você define os detalhes do roteiro junto ao comandante no dia do passeio, com algumas limitações inerentes a cada barco e a meteorologia). No Saveiro, para 15 pessoas de manhã, o trajeto mais pedido é o passeio para as Ilhas Cagarras. Já para 25 pessoas, no Saveiro, as praias mais pedidas são Jurujuba e a Praia de Adão e Eva (água limpa e local muito lindo, vale dar um Google se você não conhece). Sim, nós fazemos parada para mergulho (exceto nos passeios curtos de 3 horas ou menos). Lembre-se de ler atentamente também os avisos importantes acima. Para ver todas as opções de roteiros também para a Lancha ver os roteiros possíveis para Saveiro e para Lancha antes do dia do passeio.

12- Tem SOM no barco? Posso levar gelo, bebidas e petiscos? Tem isopor no barco? 

Sim, para o som basta levar um celular para conectar por cabo auxiliar ou bluetooth ao sistema de sonorização do barco (ATENÇÃO: O barco não possui tomada 110 ou 220 Volts). Pode levar tudo de bebidas e petiscos e gelo sim, o passeio exclusivo é seu. Sim, tem isopor (cooler) nos barcos (precisa levar gelo: não tem freezer nem tomada no Saveiro e na Lancha; tem tomada apenas na ESCUNA , mas também não tem freezer na escuna).

13- Vocês tem opção com bebida liberada (Open Bar)?

Não temos, mas temos SUGESTÕES AQUI.

14- Tem churrasqueira? Posso fazer churrasco / vocês fazem churrasco?

Sim, tem churrasqueira no Saveiro e na Escuna. Pode levar tudo e fazer seu churrasco na nossa churrasqueira, sem qualquer acréscimo. De maneira informal podem pedir ajuda aos nossos tripulantes (pode dar uma “caixinha” a eles pela ajuda; a empresa não se envolve neste processo).

15- Vocês conseguem um churrasqueiro que já traga tudo e faça o churrasco?

Sim, basta solicitar orçamento a um dos parceiros. Ver detalhes em EXTRAS.

16- Tem coletes para todos os passageiros?

Sim. Nós seguimos todas as normas da Marinha do Brasil que com frequência faz inspeção nas embarcações. Além dos coletes, tem o equipamento auxiliar de flutuação (inflável) e bote de apoio.

17- Crianças pagam (ou contam)? Posso levar pet?

Sim. Por determinação da Marinha do Brasil todos a bordo são passageiros, independente de idade. Isto é norma da Marinha e não é negociável (não tem jeitinho). Pets são bem-vindos e não contam.

18- Quando vocês vão fazer um passeio com venda avulsa de ingresso?

Os passeios com venda individual de ingressos estão disponíveis no site. Atualmente temos a FESTA COMPARTILHADA ocorre no último domingo de cada mês. Considere também a possibilidade de reunir uns amigos e abrir o seu próprio passeio exclusivo! Temos preços imbatíveis na Lancha, na ESCUNA e no Saveiro!

19- Tem estacionamento na Marina da Glória? Quanto custa?

Tem sim. Até 1h 30min fica R$17 e após fica mais R$7 por hora (valores aproximados). Ver mais AQUI.

20- Vende gelo na Marina da Glória?

Sim e também vende em qualquer posto de gasolina no caminho. Ali próximo ao embarque tem o “Seu Francisco” cujo contato podemos informar por WhatsApp.

21- Como fazer a reserva? Vocês enviam um contrato?

Sua reserva só está feita quando você compra o pacote aqui no site. Se a reserva for por depósito e duas pessoas fizerem o depósito no mesmo dia, a prioridade é de quem enviar o print primeiro (e não de quem fez o depósito primeiro). Tentaremos encontrar outro barco para a segunda pessoa ou outra data e/ou outro local de embarque (caso nada resolva, devolveremos o dinheiro da segunda pessoa). Nós não enviamos um contrato a parte. Vale o escrito aqui no site e/ou o combinado por escrito nas mensagens de WhatsApp. As mensagens eletrônicas constituem o contrato. Vale o escrito (evite áudios). O termos desta página de avisos constituem o contrato bilateral, ao comprar um de nossos passeios você concorda com os termos aqui expresos.

22- Como saber o valor do sinal a ser depositado para garantir a minha reserva?

A Rio Mania de Mar trabalha com pagamento integral no ato da reserva, por cartão de crédito, depósito ou transferência. Tem também a opção de boleto pelo PagSeguro. Não trabalhamos com sinal.

23- Se eu contratar o pacote de 15 pessoas e depois forem mais pessoas? O pacote de 25 posso passar para 15 pessoas?

Lugares extras em geral podem ser adquiridos, consulte a página específica do seu pacote ou o Setor de Vendas no WhatsApp (21)99555-5114. Para baixar de pacote (downgrade), caso tenha sido pago em cartão de crédito, será preciso esperar 30 dias do dia do pagamento (tempo para a empresa receber o repasse do cartão de crédito). Se tiver sido feito pagamento por depósito ou PIX, o estorno é feito em até 3 dias úteis (em geral menos).